Síndrome de Paget-Schrötter e Trombose dos Membros Superiores

A síndrome de Paget-Schrötter também conhecida como trombose por esforço refere-se à trombose primária da veia axilar e/ou subclávia. Essas veias situam-se na base do pescoço e no ápice do tórax. Ela pode ocorrer em pacientes que fazem esforço repetitivo e musculação ou ainda em consequência de compressões por estrutura ósseas, ligamentares ou musculares que levam a obstrução do fluxo venoso e trombose das veias dos membros superiores.

Causas

Está associado à abdução forçada do membro superior e é mais comum em atletas jovens que usam movimentos repetitivos do braço, por exemplo, levantadores de peso, lutadores, arremessadores de beisebol, jogadores de volleyball, tenistas e hoje muito comum nas academias de cross-fit.

Sinais e Sintomas

Os pacientes apresentam sintomas e sinais de trombose venosa profunda do membro superior, ou seja, dor e inchaço no braço. A compressão da veia subclávia quando passa pelo espaço costoclavicular é o mecanismo mais comum da trombose. Várias estruturas circundantes que ficam próximas à veia subclávia, podem causar a compressão e a sua trombose.

Diagnóstico:

A presença de trombo pode ser confirmada pelo Doppler ultrassom venoso colorido, ou por venografia, que é um exame feito por técnicas de cateterismo. A tomografia ou a ressonância pode ser usada para buscar a causa da compressão extrínseca.

Tratamento e prognóstico:

O trombo é tratado através da anticoagulação e nos casos mais graves por trombólise direcionada por cateter, que é um medicamento que pode dissolver o trombo. Nos casos em que seja identificada compressão extrínseca, pode ser necessária a descompressão cirúrgica. Na presença de compressão e obstrução, pode ainda ser necessária a realização de angioplastia e em alguns casos a colocação de stent. Esse tratamento exige acompanhamento médico, uso de anticoagulantes, que pode ter como complicação hemorragias, e existe o risco de recidiva de obstrução e necessidade de novo tratamento.

Em caso de dor ou edema do braço associado a realização de exercícios físicos, procure imediatamente o médico vascular!