Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos sites e aplicativos, bem como para realizar ações de marketing, de acordo com nossa Política de Privacidade
Saiba um pouco mais sobre
Síndrome de Paget-Schrötter e Trombose dos Membros Superiores
Aqui você vai encontrar informações importantes.
Causas
Está associado à abdução forçada do membro superior e é mais comum em atletas jovens que usam movimentos repetitivos do braço, por exemplo, levantadores de peso, lutadores, arremessadores de beisebol, jogadores de volleyball, tenistas e hoje muito comum nas academias de cross-fit.

Sinais e Sintomas
Os pacientes apresentam sintomas e sinais de trombose venosa profunda do membro superior, ou seja, dor e inchaço no braço. A compressão da veia subclávia quando passa pelo espaço costoclavicular é o mecanismo mais comum da trombose. Várias estruturas circundantes que ficam próximas à veia subclávia, podem causar a compressão e a sua trombose.
Diagnóstico:
A presença de trombo pode ser confirmada pelo Doppler ultrassom venoso colorido, ou por venografia, que é um exame feito por técnicas de cateterismo. A tomografia ou a ressonância pode ser usada para buscar a causa da compressão extrínseca.

Tratamento e prognóstico:
O trombo é tratado através da anticoagulação e nos casos mais graves por trombólise direcionada por cateter, que é um medicamento que pode dissolver o trombo. Nos casos em que seja identificada compressão extrínseca, pode ser necessária a descompressão cirúrgica. Na presença de compressão e obstrução, pode ainda ser necessária a realização de angioplastia e em alguns casos a colocação de stent. Esse tratamento exige acompanhamento médico, uso de anticoagulantes, que pode ter como complicação hemorragias, e existe o risco de recidiva de obstrução e necessidade de novo tratamento.
Em caso de dor ou edema do braço associado a realização de exercícios físicos, procure imediatamente o médico vascular!

Conheça mais
Sobre o Doutor
Fabio Henrique Rossi
O Dr Fabio H Rossi possui Doutorado e Pós-Doutorado pelo Instituto Dante Pazzanese (IDPC) e Universidade de São Paulo (USP), e especialização internacional pelo Montefiore Medical Center ( Prof Frank J Veith – Nova Iorque – EUA).
É o Professor coordenador responsável pela Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular, e também pela disciplina de Pós-Graduação de Tecnologia em Cirurgia Cardiovascular e Endovascular extra-cardíaca (IDPC-USP).
Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP).

Doenças e Tratamentos Vasculares
Uma gama de serviços para os melhores cuidados com a saúde vascular.