Saiba um pouco mais sobre Angiologia e Cirurgia Vascular

Angiologia e Cirurgia Vascular

O que faz um Cirurgião Vascular?

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

Mais detalhes

Até o ano de 2006 no Brasil as duas abordagens, clínica e cirúrgicas, eram realizadas por uma especialidade unificada que levava o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular” . Entretanto, após várias discussões com sociedades de especialidades médicas foi separada em duas especilidades distintas, através da resolução CFM Nº 1.763/05.

Em Portugal, o internato de Angiologia e Cirurgia Vascular compreende 72 meses de prática clínica e cirúrgica com avaliação final (teórica, prática e curricular).

Entre as doenças vasculares passíveis de tratamento cirúrgico pode-se citar:

Oclusões arteriais – Causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas
Aneurismas – Dilatações arteriais
Varizes – Dilatações venosas
Anastomoses de artérias e veias – Para tratamento dos traumas vasculares
Também a confecção de fístula artério-venosa para realização de hemodiálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em geral é conduzida por cirurgião vascular.
Holter de 24h
MAPA de 24h